RESPEITAR A PESSOA SURDA

      Respeito é algo que todos nós queremos e devemos ter um com o outro. Falar de respeito ou igualdade social, vai muito além do que meras palavras, ainda mais quando falamos de respeitar a pessoa surda, pois da mesma forma que os ouvintes querem respeito, os surdos também possuem este direito.
  Toda pessoa que procura novas formas de conhecimentos tende a crescer não apenas intelectualmente, mas como humano. Imaginemos que não seja "fácil" viver no "mundo do silêncio", mas, quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos compreender que todos nós possuímos uma limitação, seja ela física, mental, intelectual, ou até mesmo limitações simples, como simplesmente compreender um cálculo matemático ou saber os nomes anatômicos de cada parte do corpo. Isso também é limitação! Os  surdos conhecem o mundo principalmente através da visão, onde imaginam coisas relacionado aquilo que estão vendo. 
     Precisamos compreender que a surdez não é uma incapacidade humana em si, pois é a penas a incapacidade de ouvir com os ouvidos, mas, os surdos conseguem ouvir com os olhos, da mesma forma que conseguem falar com as mãos, e mostrar seus sentimentos com expressões faciais, igualmente aos ouvintes.
       Precisamos aceitar as diferenças sociais, raciais ou econômicas, cada pessoa possui uma forma própria de agir no mundo, cabe a nós, seres humanos, compreender e também aceitar as diferenças existentes. Ser surdo não é defeito, ao contrário de muitos ouvintes, os surdos conseguem amar mais, se dedicar mais e ser muito mais carinhoso, além de respeitarem o ambiente que estão; mas e nós? ... Respeitamos também o espaço em que eles estão?

Texto: Crislane Morais da Silva Sousa, 15/04/2016. Pastoraldossurdosdecaxias.

Comentários